Mostrando postagens com marcador Disfunções Ginecológicas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Disfunções Ginecológicas. Mostrar todas as postagens
Endometriose - Como foi a minha Recuperação da Videolaparoscopia
domingo, 3 de agosto de 2014
Disfunções Ginecológicas
postado por Natuiris
Passaram-se os 30 dias de recuperação. A primeira semana foi mais complicada, muito difícil tomar banho com os curativos, colocava um plástico, depois passava papel filme por cima e passa fita durex, com tudo isso ainda tinha chance de molhar. Como para lavar os cabelos escorre muita água, lavava a cabeleira no tanque rsrs.
Depois de 7 dias retirei os curativos, ufa! A segunda semana foi bem mais tranquila. Como não sou a mulher maravilha cuidei o máximo que podia para não fazer esforço, levantar peso... Só preparava a minha comida, dias antes da videolaparoscopia comprei um estoque de refeições (fit) congeladas. Descongelava e esquentava, preparava a salada e pronto. Quando estava um pouco melhor fiz uns bolinhos.
No 14° dia de recuperação fui no médico para ver como foi a cirurgia e os próximos passos. Entregou o resultado da cirurgia que foi esse:
O médico pediu para fazer massagem circular com o dedo indicador logo abaixo do umbigo para a circulação e ajudar eliminar o CO2 injetado durante a cirurgia, a barriga fica inchada. Segundo o médico vai uns 30 dias para sair tudo. Perguntei sobre a atividade física, pediu para esperar 30 dias ao contar do dia da Videolaparoscopia. Orientou para eu caminhar um pouco por dia.
Voltei a trabalhar depois dos 15 dias de atestado e como moro 3 km do meu trabalho, resolvi voltar todos os dias a pé, devagar e com calma. Nossa, foi tão bom.
Outra coisa, que cuidei e estou cuidando é da alimentação, nada de trigo, soja, cafeína, carne vermelha, mínimo de açúcar, leite e derivados conforme o post Livro "Recipes for the Endometriosis Diet" A Endometriose está ligada também ao estilo de vida, cuidando pode amenizar os sintomas e ter uma vida normal sem dor e se possível, sem medicamentos. Procurei me alimentar bem de vegetais, legumes e frutas orgânicas. Conforme a orientação da minha nutricionista tomei glutamina, muito indicada para o período da cirurgia, mais informações Aqui.
Foto da barriga depois de 30 dias da cirurgia, desinchou bastante e as cicatrizes pequenas.
Voltei a trabalhar depois dos 15 dias de atestado e como moro 3 km do meu trabalho, resolvi voltar todos os dias a pé, devagar e com calma. Nossa, foi tão bom.
Outra coisa, que cuidei e estou cuidando é da alimentação, nada de trigo, soja, cafeína, carne vermelha, mínimo de açúcar, leite e derivados conforme o post Livro "Recipes for the Endometriosis Diet" A Endometriose está ligada também ao estilo de vida, cuidando pode amenizar os sintomas e ter uma vida normal sem dor e se possível, sem medicamentos. Procurei me alimentar bem de vegetais, legumes e frutas orgânicas. Conforme a orientação da minha nutricionista tomei glutamina, muito indicada para o período da cirurgia, mais informações Aqui.
Foto da barriga depois de 30 dias da cirurgia, desinchou bastante e as cicatrizes pequenas.
Os pontos foram internos, logo os cortes laterais vão sumir. Só vai ficar a cicatriz do umbigo, mas eu já tinha da primeira cirurgia.
Abraços.
Alimentação X Endometriose
terça-feira, 15 de julho de 2014
Disfunções Ginecológicas
postado por Natuiris
No post anterior cita os alimentos que devem ser eliminados na alimentação de uma portadora de endometriose. Neste post, estão listados os alimentos que não pode faltar de acordo com o livro "Recipes for the Endometriosis Diet":
Óleo de coco: Terceiro melhor alimento do mundo, perdendo para o leite materno e para o ovo. O óleo de coco é rico em ácido láurico, o qual é conhecido por ser antiviral, antibacteriana e antifúngicos. Pode até usá-lo em sua pele para ajudar a prevenir rugas. Tem a capacidade para estimular o sistema imunológico, bem como acalmar e reparar distúrbios digestivos. Dentre dos inúmeros benefícios, ajuda perder peso, pois acelera o metabolismo e promove a função da tireoide.
Fibra: A fibra combate o excesso de estrogênio e inibe a sua reabsorção. A melhor fonte de fibra é de alimentos integrais, cereais integrais não refinados, nozes, sementes, frutas e leguminosas. Vegetais fibrosos, como aipo, cenoura, batata e outros vegetais de raiz, legumes e linhaça também são boas fontes de fibras. A ingestão diária recomendada de fibras é de 30 gramas.
Alimentos integrais: Além de minerais, ácido fólico, magnésio, vitamina E, antioxidantes... tem mais fontes de fibras ajuda eliminar o excesso de estrogêneos. Os alimentos integrais indicados são: quinoa, arroz integral, aveia, pipoca... (lembrando que o trigo não entra na alimentação de uma portadora de endometriose, nem mesmo o integral).
Frutas e Vegetais: O ordem é descascar todas as frutas e legumes. Nas cascas ficam a maior parte dos pesticidas. De acordo com a autora do livro nem os orgânicos são confiáveis. No livro Anti-câncer fala muito sobre isso, quais frutas não orgânicas que podemos consumir e quais devem obrigatoriamente ser orgânicas, vou fazer um post sobre isso em agosto.
Alimentos Orgânicos: Consumir o máximo possível de alimentos de orgânicos, não somente as frutas e verduras. Procurar pelos produtores orgânicos locais. Eu já tenho feito isso, mesmo o valor ser mais caro. Como sempre digo, o bem mais valioso que tenho sou EU.
Comer alimentos da estação: Por ser mais barato, também é mais adequado para o clima para nesta época do ano. Alimentos de verão são geralmente suculento e mais leve; alimentos de inverno contém mais carboidratos.
Esteróis vegetais naturais: Alimentos com esteróis vegetais auxiliam a excreção de estrogênios. Anote a lista de alguns desses alimentos: pera, feijão, leguminosas, alho, maçã, salsa, erva-doce, couve folha, couve-flor, nozes e sementes, aipo, cenoura.
Bromelina: O abacaxi possui a bromelina que é eficaz na inibição das prostaglandinas inflamatórias. A autora recomenda adicionar abacaxi na alimentação e ver o efeito que tem sobre os sintomas de endometriose.
Suco de Noni: Nem sabia que isso existia e nunca vi. Mas vou deixar um breve comentário aqui do livro. No noni natural incluem os 20 aminoácidos, 9 dos quais são essenciais, porque eles não são produzidos no corpo. Além disso, contém bromelina, uma enzima anti-inflamatório potente natural que reduz o inchaço e inflamação. É eficaz contra a dor menstrual, e muitas mulheres com endometriose tiveram os seus sintomas reduzidas. Segundo relatos de mulheres com endometriose que usaram o suco de noni sentiram que sua saúde melhorou muito e algumas mulheres têm visto a eliminação completa dos sintomas da endometriose.
Chá Verde: Muitos pesquisadores acham que as dioxinas podem ser a causa da endometriose e o chá verde tem a capacidade de proteger o corpo dos efeitos nocivos das dioxinas. Muitos estudos científicos dizem ainda que o chá verde tem a capacidade para combater o câncer.
Chá Descafeinado: A cafeína agrava os sintomas de endometriose, mas felizmente, existe a opção do chá verde descafeinado. Uma xícara de chá verde naturalmente descafeinado contém apenas 2 miligramas, o que é seguro para beber. Tem o blog da Dra Gisela Savioli que ensina como descafeinar naturalmente o Chá Verde.
Lactobacillus: Afinal de contas, nosso intestino é nosso segundo cérebro. A flora intestinal precisa estar saudável para desempenhar uma variedade de tarefas vitais para a nossa saúde. O Lactobacillus pode ser manipulado, eu tomei por um tempo conforme a indicação da nutricionista.
Água: O alimento da vida. Quando se trata de regeneração e rejuvenescimento do corpo, a água é o nutriente mais importante de tudo. Beber bastante água nos fornece energia; que nos impede de ter retenção de líquidos, porque o corpo não está em um estado de pânico e segurando água o tempo todo; por sua vez, a água auxilia na eliminação da celulite. Eu uso o cálculo de 35 a 40 ml de água por quilo que tenho, essa é a quantidade de água que tomo por dia.
Carne: Sim, pode comer um pouco de carne, mas terá que ser orgânica. Lembre-se a carne vermelha estimula a produção de prostaglandina, essa substância é responsável por processos inflamatórios e de dor.
Peixe: Os peixes são permitidos na dieta, em especial os que contêm óleos. Estes incluem sardinha, salmão, truta e atum...
Sal: O sal é necessário na alimentação, precisamos do iodo. A função de iodo é para manter a saúde da tireoide. Há muitas mulheres com endometriose que tem desequilíbrios de sua glândula tireoide (eu sou uma). A indicação é utilizar o sal rosa do Himalia, que é o verdadeiro sal e composto por muitos minerais essenciais para o organismo.
Alimentos integrais: Além de minerais, ácido fólico, magnésio, vitamina E, antioxidantes... tem mais fontes de fibras ajuda eliminar o excesso de estrogêneos. Os alimentos integrais indicados são: quinoa, arroz integral, aveia, pipoca... (lembrando que o trigo não entra na alimentação de uma portadora de endometriose, nem mesmo o integral).
Frutas e Vegetais: O ordem é descascar todas as frutas e legumes. Nas cascas ficam a maior parte dos pesticidas. De acordo com a autora do livro nem os orgânicos são confiáveis. No livro Anti-câncer fala muito sobre isso, quais frutas não orgânicas que podemos consumir e quais devem obrigatoriamente ser orgânicas, vou fazer um post sobre isso em agosto.
Alimentos Orgânicos: Consumir o máximo possível de alimentos de orgânicos, não somente as frutas e verduras. Procurar pelos produtores orgânicos locais. Eu já tenho feito isso, mesmo o valor ser mais caro. Como sempre digo, o bem mais valioso que tenho sou EU.
Comer alimentos da estação: Por ser mais barato, também é mais adequado para o clima para nesta época do ano. Alimentos de verão são geralmente suculento e mais leve; alimentos de inverno contém mais carboidratos.
Esteróis vegetais naturais: Alimentos com esteróis vegetais auxiliam a excreção de estrogênios. Anote a lista de alguns desses alimentos: pera, feijão, leguminosas, alho, maçã, salsa, erva-doce, couve folha, couve-flor, nozes e sementes, aipo, cenoura.
Bromelina: O abacaxi possui a bromelina que é eficaz na inibição das prostaglandinas inflamatórias. A autora recomenda adicionar abacaxi na alimentação e ver o efeito que tem sobre os sintomas de endometriose.
Suco de Noni: Nem sabia que isso existia e nunca vi. Mas vou deixar um breve comentário aqui do livro. No noni natural incluem os 20 aminoácidos, 9 dos quais são essenciais, porque eles não são produzidos no corpo. Além disso, contém bromelina, uma enzima anti-inflamatório potente natural que reduz o inchaço e inflamação. É eficaz contra a dor menstrual, e muitas mulheres com endometriose tiveram os seus sintomas reduzidas. Segundo relatos de mulheres com endometriose que usaram o suco de noni sentiram que sua saúde melhorou muito e algumas mulheres têm visto a eliminação completa dos sintomas da endometriose.
Chá Verde: Muitos pesquisadores acham que as dioxinas podem ser a causa da endometriose e o chá verde tem a capacidade de proteger o corpo dos efeitos nocivos das dioxinas. Muitos estudos científicos dizem ainda que o chá verde tem a capacidade para combater o câncer.
Lactobacillus: Afinal de contas, nosso intestino é nosso segundo cérebro. A flora intestinal precisa estar saudável para desempenhar uma variedade de tarefas vitais para a nossa saúde. O Lactobacillus pode ser manipulado, eu tomei por um tempo conforme a indicação da nutricionista.
Água: O alimento da vida. Quando se trata de regeneração e rejuvenescimento do corpo, a água é o nutriente mais importante de tudo. Beber bastante água nos fornece energia; que nos impede de ter retenção de líquidos, porque o corpo não está em um estado de pânico e segurando água o tempo todo; por sua vez, a água auxilia na eliminação da celulite. Eu uso o cálculo de 35 a 40 ml de água por quilo que tenho, essa é a quantidade de água que tomo por dia.
Carne: Sim, pode comer um pouco de carne, mas terá que ser orgânica. Lembre-se a carne vermelha estimula a produção de prostaglandina, essa substância é responsável por processos inflamatórios e de dor.
Peixe: Os peixes são permitidos na dieta, em especial os que contêm óleos. Estes incluem sardinha, salmão, truta e atum...
Sal: O sal é necessário na alimentação, precisamos do iodo. A função de iodo é para manter a saúde da tireoide. Há muitas mulheres com endometriose que tem desequilíbrios de sua glândula tireoide (eu sou uma). A indicação é utilizar o sal rosa do Himalia, que é o verdadeiro sal e composto por muitos minerais essenciais para o organismo.
Livro "Recipes for the Endometriosis Diet"
quarta-feira, 9 de julho de 2014
Disfunções Ginecológicas
postado por Natuiris
Depois de relatos de uma portadora de Endometriose que seguiu uma dieta especial e conseguiu engravidar, resolvi comprar o livro "Recipes for the Endometriosis Diet" da Carolyn Levett. O livro está a venda no Amazon.
No livro ela sugere uma alimentação livre de:
- Trigo: De acordo com a autora o trigo agrava os sintomas da endometriose. Em uma pesquisa que ela citou, 80% das mulheres que eliminaram o trigo da dieta a dor diminuiu. Isso eu já testei e realmente é verdade;
- Carne: Ela diz que a carne vermelha deve ser excluída na deita porque estimula a produção de prostaglandina, essa substância é responsável por processos inflamatórios e de dor. Tirei a carne (todas) da minha vida, sensação que nasci de novo. Outra vida, acreditem!
- Leite: Essa parte ela disse a verdade que não queremos ouvir. O leite de vaca é para bezerros, e o único leite que o homem deveria ingerir é o leite humano quando ainda bebês. O leite trás problemas semelhantes que da carne vermelha. Além disso, os produtos lácteos tem uma digestão difícil, onde pode interferir a absorção de de outros nutrientes, intolerância alimentar e problemas intestinais;
- Açúcar: Tem efeito negativo nos sintomas da endometriose. Alimentos com alto teor de açúcar aumenta as cólicas menstruais e agravando os efeitos da TPM. Segundo a autora, o açúcar é inimigo número 1 do intestino e causa desiquilíbrios hormonais;
- Cafeína: Eleva o estrógeno (que provoca endometriose). Além disso, duas xícaras de café por dia aumenta os níveis de estradiol, aumentando as chances de infertilidade;
- Soja: Grande risco para a saúde de acordo com a autora. Atrapalha da absorção de vitaminas, interrompe a função endócrina causando infertilidade e câncer de mama. Prejudica a função da tiroide, causando hipotiroidismo. (estudando esse item)
Façam um teste reduzindo esses alimentos e deixam no comentários o que sentiram, o que mudou na vida de vocês.
Abraços
Abraços
Endometriose - Como foi a minha segunda Videolaparoscopia
segunda-feira, 7 de julho de 2014
Disfunções Ginecológicas
postado por Natuiris
No post anterior falei dos Exames Pré-operatórios para a Videolaparoscopia. Neste post descrevo como foi o meu dia da segunda videolaparoscopia, falando do que vi e senti como paciente.
Era para entrar duas horas antes da cirurgia no hospital, as 05:00 horas. Porém, o hospital abre as 05:30. Então, mudaram para esse horário (oba, acordar 30 minutos depois). Falando em dormir, a noite anterior não foi muito boa. Sonhei com a cirurgia noite toda (medinho).
Entrei as 05:30, depois da parte da papelada fui para a sala de preparação da cirurgia. Lá tiraram a pressão, colocaram o soro e deram um comprimido pré-anestésico... algumas perguntas e acho que foi isso.
As 07:00 em ponto me levaram para a sala de cirurgia. Ali comecei a tremer de medo. O rádio estava ligado com uma música de qualidade (não lembro o nome) e o médico assobiando. Queria olhar tudo, contei seis pessoas entre médicos e enfermeiras. Respirei fundo para manter a tranquilidade. Lembro que alguém, voz feminina colocou a máscara de ar e disse que logo eu iria dormir. Acabou a frase e eu capotei.
Em algum momento tive a impressão de ter ouvido a frase: "Tatiane, a sua cirurgia terminou!" sonhei ou ouvi isso mesmo.
As 09:00 o efeito da anestesia começou a passar. Esse era o momento que eu mais temia. Da primeira cirurgia senti muita dor no abdômen e um frio fora do normal quando acordei. Desta vez senti cólicas suportável e o frio básico. Não tive força para chamar a enfermeira, então só levantei o braço. Ela entendeu e medicou. Pior parte já passou. Ufa!!!
As 10:30 serviram o café e fiquei assistindo o programa Encontro com Fátima Bernardes com a trilha sonora de roncador do meu lado. O cara roncava muito, contava os minutos para ele acordar.
As 11:45 a enfermeira pediu o contato de alguém para me buscar. Levei um susto: "Rápido assim?". Da outra vez tive que ficar uma noite lá e a cirurgia foi as 11:00 da manhã. Ela disse que o médico deu alta e que estava tudo certo. Se ele disse isso, ótimo, melhor para mim. Também que soube que todos os leitos do hospital estavam ocupados naquele dia, não tinha onde me deixar, o jeito era mandar para casa.
As 12:30 saí do hospital numa cadeira de roda, não tinha condições para caminhar e também para evitar esforços. Na porta da saída encontrei o médico, ele veio conversar comigo. Disse que foi tudo bem e que tinha focos da endometriose (maldita) na bexiga (arregalei os olhos), não sabia que estava tanto assim.
Compramos (meu marido) os remédios para o período de recuperação. Em casa, almocei leve e fui obrigada a dormir, estava sem sono. Mas o meu enfermeiro particular (maridão) quase que obrigou. Obedeci!
As 16:00 saí da cama, não aguentava mais ficar deitada, fui para frente da TV e ver o jogo do Brasil X Colômbia. Gols dos zagueiros T. Silva e David Luiz.
#vaibrasil (não foi)
Importante: Leva absorvente para o hospital. Tive sangramentos leves.
Farei novos posts sobre a recuperação e nova alimentação especial para as portadoras de endometriose.
Importante: Leva absorvente para o hospital. Tive sangramentos leves.
Farei novos posts sobre a recuperação e nova alimentação especial para as portadoras de endometriose.
Endometriose - Exames Pré-operatórios para a Videolaparoscopia
sexta-feira, 4 de julho de 2014
Disfunções Ginecológicas
postado por Natuiris
Após 10 anos (26/05/2004) da primeira Videolaparoscopia para retirada dos endometriomas estou novamente na luta com a segunda Videolaparoscopia.
Vou dividir em 7 passos, para ter uma noção de quem for fazer pela primeira vez a Videolaparoscopia:
Passo 1) Consulta com o Ginecologista. No meu caso, já foi comprovado que tenho Endometriose na primeira Videolaparoscopia, solicitou apenas o ultrassom;
Passo 2) Exame de Ultrassom, cujo resultado foi esse:
CONCLUSÃO:
Exame ultrassonográfico evidência:
- Cisto com conteúdo denso e espesso localizado em ovário esquerdo compatível com endometrioma.
Passo 3) No retorno da consulta ele falou que é necessário a retirada dos focos da endometriose via Videolaparoscopia.
Passo 4) Encaminhado o laudo para o hospital da Unimed para a aprovação do procedimento via plano de saúde. Aprovado no mesmo dia.
Passo 5) Buscar a guia do ginecologista para levar ao anestesista juntamente com os exames pré-operatórios, não me entregaram no dia da consulta, tive que ir novamente lá e pegar com a secretária do Ginecologista.
Passo 6) Fazer os exames pré-operatórios;
- Hemograma
- Glicose
- Coagulograma
- Urinálise
O resultado peguei via internet, evitou mais um passo de ir lá buscar. A tecnologia está aí para ajudar a gente.
Passo 7) Consulta com o anestesista com os exames pré-operatórios acima.
Teoricamente tudo certo para o cirurgia. Solicitaram apenas 8 horas de jejum e entrar duas horas antes no hospital para a preparação da cirurgia.
Processo de 2 meses e 7 compromissos (consultas, exames, burocracias...) com o plano de saúde particular. Na primeira vez que fiz a Videolaparoscopia o ginecologista solicitou também o exame de sangue CA-125.
Tentei encaixar a maioria dos compromissos acima fora do meu horário de trabalho, evitar atestados. E quando não era possível saia apenas uma hora mais cedo do trabalho. Pois, após a cirurgia terei vários dias de atestados e muito repouso.
No próximo post contarei como foi a Videolaparoscopia da parte que eu estava acordada, é claro rsrs.
Pílula Anticoncepcional: Nunca mais!
sábado, 14 de junho de 2014
Disfunções Ginecológicas
postado por Natuiris
Eu tomei o anticoncepcional por 9 anos por indicação do meu ginecologista, tratamento para Endometriose. Quando decidi ser mãe, parei de tomar, é obvio. Então percebi que algo não estava bem. Tive o diagnóstico de hipotireoidismo causado pelos longos anos tomando hormônio anticoncepcional fraquinho. Na verdade não existe anticoncepcional fraquinho, todos eles são péssimos.
A verdade é dura, mas infelizmente esse hormônio sintético pode causa câncer, a OMS (Organização Mundial da Saúde) reconhece isso. Além disso, tem o poder de:
- Impedir a produção de Testosterona;
- Prejudicar a tireoide (sou prova viva disso);
- Celulites;
- Atrapalhar na produção da Melatonina (principalmente de ingerir a noite);
- Diminuir a produção dos hormônios noturnos como o Gh (hormônio de crescimento);
- Aumentar o peso;
- Diminuir a imunidade;
- Trombose;
- Diminuição da libido;
- e muito mais.
O especialistas (qualidade de vida) indicam o DIU de cobre ou a Tabelinha. Eu não tenho coragem de colocar o DIU. Conversando com o marido vamos ficar com a tabelinha. Lendo o livro "Milagre da Gravidez" aprendi que devemos escutar e prestar a atenção nos sinais que o nosso corpo dá. Acompanhe seu ciclo menstrual, veja o que muda a cada fase, observe, anote, compare com ciclos anteriores. Se conheça.
Mulheres, conversem sobre isso com seus companheiros. Se ele realmente a ama, apoiará em optar por outro método que não seja o anticoncepcional (causando discórdia rs). Homens, cuide da sua companheira com amor.
Já usei e voltarei a usar o método da temperatura, o Natural Cycles. Eu tenho o termômetro. Não uso no momento, pois meu ciclo é irregular devido a amamentação, essa que devo prolongar até os 2 ou 3 anos da Lara. No momento é camisinha mesmo. Não sei se teremos um segundo filho. Vamos esperar e programar, se caso sim.
Conversando com mestre em Ginecologia, questionei o tempo que levaria para meu corpo expelir 100% desse veneninho. A resposta foi: 10 anos. OK! Fiquei quase uma década tomando, agora mais uma década para limpar.
Como tratar a Endometriose e a Síndrome dos Óvarios Policísticos ( SOP)?
Leiam as postagens do Dr. Sérgio Cabral em:
Um desafio:
Pega a bula do seu anticoncepcional hormonal e leia quais são os males que ele pode lhe causar. Geralmente está de uma forma menos ou mais explícita os seguintes malefícios: trombose venosa profunda, câncer de mama, câncer do colo do útero, tumores hepáticos e muito mais.
A informação está aí, cabe a nós mulheres decidir o que é melhor.
Uma página para acompanhar no Facebook, melhor seria que não existisse essa página: Vítimas de anticoncepcionais. Unidas a favor da Vida
Abraços
Uma página para acompanhar no Facebook, melhor seria que não existisse essa página: Vítimas de anticoncepcionais. Unidas a favor da Vida
Abraços
Glúten e Endometriose
quarta-feira, 16 de abril de 2014
Disfunções Ginecológicas
postado por Natuiris
Com a redução significativa de glúten, em especial o trigo, a primeira coisa que percebi foram as espinhas que sumiram, quase um passe de mágica. Quando consumo algum alimento com trigo, já aparece uma espinha me denunciando. No livro Barriga de Trigo é mencionado a relação das espinhas X trigo. Outro fator que ao cortar o trigo elimina-se alguns quilinhos de gordura, ótima consequência. No início da redução do trigo, eliminei 5 kg.
Permita-se o seguinte teste: Cortar 100% do consumo de glúten por 24 dias e depois faz uma comparação do antes e depois. A escolha é sua!
Agora indo ao assunto do glúten com relação ao sintomas da endometriose, há vários estudos avaliando resultado de uma dieta livre de glúten na qualidade de vida. Maioria relatam melhora estatisticamente significante da dor, além de uma melhora geral da saúde, vitalidade, atividade social e saúde mental.
Apesar de ainda existir muita controvérsia sobre a retirada do glúten da dieta,o seu afastamento deve ser cogitado no tratamento da mulher com endometriose, uma doença ainda pouco compreendida,mas que exige um desfecho positivo pela medicina convencional para muitas mulheres.
Posso relatar que com a redução significativa do glúten na minha alimentação, senti melhoras com os sintomas da endometriose. No post Livro "Recipes for the Endometriosis Diet" tem as listas de alimentos que uma portadora de Endometriose deve evitar/excluir da dieta.
Histerossalpingografia, eu fiz!
sábado, 14 de dezembro de 2013
Disfunções Ginecológicas
postado por Natuiris
Eu fiz o temido exame chamado Histerossalpingografia. Neste exame, um contraste é injetado dentro do útero através da vagina e, através de raio-X, o médico buscará por bloqueios existentes no útero ou nas tubas de Falópio que possam estar reduzindo as chances da mulher engravidar.
Quando agendei o exame, solicitaram:
- Levar um absorvente;
- Tomar um Buscopan uma hora antes do exame, para possíveis cólicas;
- Teste de gravidez 48 horas antes do exame, fiz o beta HCG para provar que não estava grávida.
Na hora que entrou a médica, me colocaram na posição ginecológica, mas quem tem endometriose, já estava acostumada com esse tipo de exames e essa posição rs. A médica super querida, me deixou calma. Na hora de injetar o temido líquido a enfermeira veio para meu lado e pediu para eu respirar fundo, eu não senti nada, já estava esperando pela dor. Acho que porque relaxei e respirei fundo. É pouco desagradável, mas não é muito diferente da Ultrassom Transvaginal. E depois começou tirar o raio-X, mandou eu girar, mais alguns raio-X, depois mandou eu caminhar uns 10 minutos, aí senti um pouco o líquido ardendo, mas intensidade fraca. E mais um raio-X para finalizar.
Fiz o exame pela manhã e no fim da tarde ficou pronto. Três dias depois tinha a tão esperada consulta com o segundo ginecologista. Tudo dentro da normalidade. Ufa!
Não tive sangramento, posso dizer, um exame bem tranquilo. Só relaxar e procurar um profissional que confia.
Não tive sangramento, posso dizer, um exame bem tranquilo. Só relaxar e procurar um profissional que confia.
Eu achava que nunca teria Síndrome dos Ovários Policísticos - SOP, pois já tinha endometriose. Em julho quando fiz a ultrassom novamente recebi esse diagnostico também. Já estava tratando da Endometriose e Hipotiroidismo e agora ter a Síndrome dos Ovários Policísticos não foi fácil aceitar, ainda mais no momento que planejava a gravidez.
O ginecologista falou que a "solução" é a pílula anticoncepcional. Mas como assim? Fiz essa pergunta várias vezes, se quero engravidar tenho que adotar um contraceptivo. De solução não tem nada é só um paliativo para tratar os sintomas. Eu queria saber, o que causa e como tratar, não tive essa resposta por parte de dois ginecologistas. As respostas que tive foi tomar a pilula por um período, tentar engravidar de novo, se não der certo, fazer fertilização IN VITRO. Era tudo que não queria ouvir.
Então fui em busca de respostas, depois de muitas pesquisas, descobri que existe sim o tratamento da causa e não precisa tomar remédios. Muito mais simples do que imaginava e de forma natural. Fiquei tão feliz quando li o post do Dr. Souto parecia que ele escreveu para mim.
Ele explica que precisa controlar o hiperinsulinismo, para isso é necessário reduzir o consumo de carboidratos. A glicose estimula a insulina e o excesso dela causa o ovários policísticos.
Agora faço um controle no consumo de carboidratos somente os que estão na lista do bem.
Assinar:
Postagens (Atom)





