Mostrando postagens com marcador Maternidade. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Maternidade. Mostrar todas as postagens

Processo de Desfralde

terça-feira, 6 de novembro de 2018
postado por Natuiris

Hoje um relato de experiência pessoal com a filha. Lara sempre muito decidida resolveu que deixaria as fraldas com 3 anos. Antes disso, ela mostrava sinais que NÃO estava pronta.



Um dia após o seu aniversário, ela veio e me perguntou: "Mamãe, cadê as minhas calcinhas?" Retirou a fralda e colocou a calcinha, muito feliz pulando em cima da cama. Por algumas semanas usamos a fralda durante a noite. Depois ela não permitiu mais, houve alguns escapes.

O xixi foi muito tranquilo, gosta do pinico. Porém, o cocô, ela se deseperava na hora do movimento do aviso do intestino, pedia colo, segurava ao máximo. Evacua somente 2x na semana.

Entramos com probióticos, água de ameixa preta, muita oferta de água, fibras, frutas como laranja, entre outras ações fisiológicas.

A questão era o psicológico, entrei com os florais de Bach conforme a personalidade dela e as emoções do momento. Usei a seguinte combinação:
  • Crab Apple – remédio para limpeza e para o sentimento de auto-rejeição por desagrado
  • Chestnut Bud – incapacidade de aprender com seus próprios erros
  • Rock Rose – terror e medo paralisante
  • Walnut - proteção de influências indesejadas e em caso de mudança
Após 35 dias tomando o floral, pronto. Situação resolvida! O medo passou e é festa a cada cocô. Ufa! Para a alegria da mamãe.

Sobre os florais, é necessário a avaliação de cada caso para a recomendação terapeutica individualizada.

O xixi ela prefere o pinico. E o cocô prefere o vaso sanitário com redutor.

Mais uma fase vencida.

Tapete de crochê feito pela vovó Nilva.

Para indicação de floral Bach entre em contato comigo.

Abraços

Leia Mais ››

Nossa experiência: Beto Carrero com criança de 2 anos

quinta-feira, 24 de agosto de 2017
postado por Natuiris

Segue o roteiro e a nossa experiência levando a Lara com 2 anos, precisamente com 1 ano, 11 meses e 25 dias, ao Parque do Beto Carrero.


Primeiro passo, pesquisamos
Vimos muitos blogs relatando experiência e dicas. Anotamos tudo que achamos que foi útil.


Segundo passo, programamos:
  • Temperatura: Amena, inverno, mas a temperatura estava ótima para esse tipo de passeio.
  • Previsão do tempo: Dia de sol
  • Dia da semana: Primeiro sábado de julho/2017, por sorte não estava muito cheio. Tem que analisar se é data de férias escolares, feriados de cidades e promoções em geral.
  • Aplicativo: Baixar o App do Beto Carrero antes, vai ser muito útil no dia.
  • Comprar o passaporte: Compramos pelo site do Beto Carrero dois dias antes, pagamos com cartão e levamos impresso + documentos de identificação, não esquecer de levar o documento da criança, certidão de nascimento ou se já tiver, o RG.
  • Pousada: Reservamos 3 dias antes, queríamos ver a previsão do tempo antes. Tentamos a Pousada Estrela da Manhã, a mais elogiada no Tripadvisor, não tinha mais disponibilidade. Ficamos então na Pousada Duas Ilhas, muito boa. Recomendo. Diária de R$ 190,00 com café da manhã. Servem janta, bem caseira e deliciosa. R$ 20,00 por pessoa. Jantamos as duas noites lá. Essa pousada fica um pouco mais de 1 km do parque. Com criança, melhor ir de carro até o parque.
Mesmo morando em cidade próxima do Parque, o bate-volta é cansativo para a criança. Programamos pensando em prol do bem estar e aproveitamento da Lara.

Na sexta a tarde se hospedamos na Pousada Duas Ilhas justamente para não cansar a Lara. Sábado acordamos descansados, tomamos café as 08:00 e as 09:00 entramos no Parque.

O estacionamento do Beto Carrero custa R$ 45,00. Deixamos no estacionamento a frente, Três Palmeiras por R$ 25,00.

Roteiro do nosso dia foi o seguinte:

Entrada no Parque:

  • Alugamos o carrinho dentro do parque, logo após a catraca R$ 45,00

  • Passamos pela medição, Lara poderia ir nos brinquedos de 0,80 cm. Assim em cada brinquedo não precisa ficar medindo, só mostrar a pulseira.
  • Baby Elefante: Sentiu medo quando ficava alto.
  • Carrossel: Foi duas vezes.
  • Raskapuska: esse tem fila, ir o mais cedo possível.
  • DumDum: Ela ficou com medo, achei um pouco radical para a idade de 2 anos. A Lara é "corajosa" igual a mamãe.
  • Carrossel Veneziano da praça da alimentação, esse ele foi umas 3 vezes durante o dia. Muitos sorrisos como esse.


  • Mundo dos Cavalos: Ama um pocotó.
  • Espaço Cottonbaby: Ao lado da farmácia, lugar muito bom para os bebês, momento de parada pra trocar fraldas, amamentar, descansar... Ficamos uns 30 minutos ali.

  • Troca de carrinho para dormir. Pagamos a diferença de R$ 15,00. Esse carrinho coberto custa R$ 60,00.
  • Almoço: 11:30: Valor padrão R$ 70,00/kg. Nada é barato no parque.
  • Sono no Zoológico: 12:30: Foi 1,5 hora de soninho da Lara e eu aproveitei para descansar.

  • Madagascar Circus Show: Geralmente esse show é as 14:00 horas. Ela ficou muito assustada, som muito alto, realmente não é para a idade dela. Vimos crianças de 5 anos pulando no colo dos pais quando começou o espetáculo. Se forem, procurem ficar o mais próximo da saída, bem do lado da porta. Assim não atrapalha a visão dos outros se precisar sair no meio da apresentação. Tentamos sair, mas não dava mais do local que estávamos. Tapei os ouvidos da Lara e abracei-a. O coração dela estava acelerado. Erramos nessa escolha de atração.
  • Trenzinho Vila da Esperança: Fiquem no final do trem, a fumaça é forte, além de ser tóxica para a saúde.
  • Mamães e filhotes: Ela amou, o horário do dia era as 15:00 horas. O ideal é estar por ali as 14:30 horas e já ficar na fila para comprar a mamadeira a parte. Acredito que era R$ 5,00. Tem um número limitado de mamadeiras por dia, bom ser um dos primeiros da fila para alimentar os mééés.

  • Muito zoológico: Vimos e revimos toda a bicharada.
  • Espaço Zen: Cadeira de massagem para a mamãe. Muito bom. Pago a parte.
  • Procuramos café e não achamos: Só achei a Anjos a Gula, não tinha nada de bom, eu queria só um café e um bolo simples, ou que seja, um pão de queijo, não tinha isso. Na verdade não tinha mais nada. Só encontramos opções de refrigerantes e lanches como coxinhas gordurosas, isso não faz parte do nosso cardápio.
As 16:30 começou aquele ventinho frio do mar e sem café decente no Parque Beto Carrero fomos para a Pousada, lá serviram sem custo café passado e pão com banana. Melhor café!

Lara chegou com energia ainda e foi brincar no parquinho da Pousada. Ficamos lá até domingo de manhã.

Para ir num parque com crianças de 2 anos, se programem para fazer atividades da idade dela. Filas, brinquedos radicais e afins, não combina. Eu não gosto e não vou nem pagando nesses brinquedos, questão de gosto. Pra mim, foi um dia muito bem aproveitado ao lado da família. Terminando a visita com muitos beijos de agradecimento da Lara, isso não tem preço!

Um dia de passaporte foi o suficiente para a gente!

Na Pousada vimos famílias vendendo o segundo dia de passaporte, pois aproveitaram tudo no primeiro dia. Tudo vai depender das atrações que deseja e os familiares que vão.

Abraços
Tatiane

Leia Mais ››

Livro: O Milagre da Gravidez

quarta-feira, 21 de junho de 2017
postado por Natuiris

Eu tenho uma relação de amor e ódio pelo livro "O Milagre da Gravidez". O primeiro contato foi maio/2013. Quando recebi li-o em uma tarde procurando a fórmula mágica para engravidar rápido. Quando vi que precisava sair da minha zona de conforto, joguei-o numa gaveta.


Dois meses depois vi o documentário "Famintos por Mudança", praticamente a mesma história do livro "O Milagre da Gravidez", dessa vez me tocou. Precisava sair da zona de conforto para ser mãe.

Peguei o livro de volta e dessa vez li com mais carinho, fazia cara feia para muitas terapias ali descrita. Ainda achava um absurdo. Mesmo não concordando aos poucos fui cuidando de mim, respeitando o meu corpo, o meu bem mais precioso.

Com 31 anos eu não sabia o que era um Ciclo Menstrual, não tinha ideia como se dava todo o processo, quais os hormônios envolvidos em cada fase. Nunca tinha parado para ouvir os sinais que o corpo estava me apresentando dia-a-dia.

Eu era uma mulher menopausada desde os 23 anos quando o Ginecologista falou que a minha "cura" da Endometriose seria a pílula anticoncepcional sem pausa até a menopausa. Na verdade não precisa esperar a menopausa para a possível "cura", já estava nela. Com esse tratamento eu estava cada dia pior, sobrevivendo, perdendo pouco a pouco a energia vital, a vida de verdade. O Livro Milagre da Gravidez me ensinou em detalhes o que é um ciclo menstrual, hormônios envolvidos e o que precisa para resgatar o Yin que perdi nessa vida de mulher moderna.

Para engravidar a mulher precisa estar em equilíbrio, corpo, mente e alma. Se a gravidez não vem é porque existe alguma disfunção que precisa ser investigada e tratada. Passada a fase da minha "rebeldia", fui humilde e aceitei que precisava mudar. Ainda ou sempre estarei nessa fase, engolindo o orgulho, aceitando as minhas fraquezas e aprendendo algo novo, adquirindo hábitos novos.

Amei tanto essa mudança, que hoje depois de conquistada a maternidade tão sonhada, estou cursando pós graduação em Naturopatia. Simplesmente amando. Vejo que todas essas terapias "impossíveis" do livro O Milagre da Gravidez é algo primário, deveria fazer parte do nosso dia-a-dia. Com a medicina ocidental e a vida moderna perdemos a nossa essência. A infertilidade é um sinal bem claro que algo está errado, doenças são avisos pedindo para acordar para a vida antes que seja tarde demais. Por que não acordar?

O livro Milagre da Gravidez é organizado da seguinte forma:

  • Anatomia da mulher e do homem, e como isso afeta a fertilidade
  • Entendendo melhor a infertilidade
  • Olhando a fertilidade como novos olhos, com a visão do Ocidente e do Oriente
  • Planejamento de 5 etapas para engravidar e ter bebês saudáveis
    • Primeiro passo: Alcançar o equilíbrio
    • Segundo passo: Alimentação, vitaminas e minerais
    • Terceiro passo: Usando a Medicina Chinesa como: Acupuntura e Ervas
    • Quarto passo: Purificação interna e desintoxicação do figado
    • Quinto passo: Nutrir os órgão
  • Três pontos vitais para engravidar e dar a luz a um bebê saudável:
    • Usar espermas e óvulos frescos 
    • Contagem espermática
    • Posições sexuais
  • O que fazer durante o programa
    • Ler os sinais e sintomas do corpo
    • Mantendo o mapa da fertilidade
    • Kits, ferramentas e software que podem ajudar a prever a ovulação
    • Passando pela duas semanas de espera
  • Quando há a infertilidade masculina
  • Condições especiais e outras enfermidades relacionadas à infertilidade
Eu só consegui ser mãe, resgatar a minha vida de verdade com as terapias alternativas, complementando os exames e acompanhamento médico.

Alguém conseguiu engravidar aplicando as técnicas desse livro?

Abraços
Tatiane

Leia Mais ››

Como prevenir cólicas em bebês: Minha experiência

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017
postado por Natuiris

Hoje vou revelar o segredo da Lara não ter sofrido as terríveis cólicas nos primeiros 3 meses de vida: Probióticos.


Quando estava no terceiro mês de gestação (janeiro/2014) li um estudo que foi publicado na revista americana Jama Pediatrics. Neste estudo clínico envolveram 468 recém nascidos saudáveis. O resultado mostrou que os bebês que tomaram o probiótico Lactobacillus reuteri Protectis choraram menos de metade do tempo do que os bebês a quem foi dado um placebo.

Conclusão do estudo: Uma dose diária de probióticos pode aliviar alguns problemas digestivos em bebês. Sem contar na redução dos stress dos pais, além das visitas extras ao pediatra.

O laboratório Ache lançou no Brasil o Probiótico Lactobacillus reuteri com o nome de Colikids. O Lactobacillus reuteri é um probiótico encontrado no leite materno e foi isolado sob a forma de remédio. 

Levei esse estudo para a minha nutricionista Dra Fernanda Neckel, ela pesquisou mais sobre o assunto e optou pela minha suplementação abaixo:

109 UFC de cada bactéria:
- Lactobacillus acidophilus
- Lactobacillus rhamnosus
- Lactobacillus casei
- Bifidobacterium lactis
- Bifidobacterium bifidum

Com 6 meses de gestação comecei a suplementar com probióticos com 1 sachê antes de dormir. Essa suplementação foi até 4 meses pós parto. Depois disso, suplemento duas vezes ao ano conforme orientação.

Em Joinville, a manipulação foi na farmácia de Manipulação Catarinense. Lembro que o valor mensal era pouco mais de R$ 100,00. Investimento que valeu a pena.

De acordo com Departamento Científico de Nutrição da SPSP, o leite humano é rico em bactérias tipo Lactobacilos e Bifidobactérias que colonizam precocemente o intestino e promovem a instalação de uma microbiota saudável. É importante comentar que o leite materno é o mais perfeito fornecedor de probióticos ao lactente: seu uso exclusivo até o 6º mês de vida e após este período, em conjunto com a alimentação complementar, é a ação mais adequada para o estabelecimento de uma microbiota saudável e todos os benefícios associados.

Nos primeiros 3 meses da Lara também optei por uma dieta mais restrita com acompanhamento da nutricionista. De acordo com algumas pesquisas os principais alimentos que podem ocasionar cólica no bebê são:
  • Banana
  • Cafeína (café, chá preto, chá verde, cacau)
  • Cebola 
  • Crucíferas (brócolis, couve, repolho, couve-de-bruxelas)
  • Leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico, ervilha, soja, vagem)
  • Leite e derivados (queijo e iogurtes)
  • Pepino
  • Pimentão
  • Pimenta 
Porém nem todos esses alimentos são causadores, eu evitei esses alimentos. Fiz o teste consumindo a banana, a Lara ficava se contorcendo com os gases. A barriguinha ficava inchada. 

Ela chorou apenas uma tarde de cólica, eu tinha consumido uma canjica deliciosa de leite que a minha irmã fez. Depois disso, tirei o leite da minha alimentação por 3 meses. Por isso, a alimentação adequada da mulher que amamenta é fundamental para se prevenir cólicas do bebê.

A Dra. Fernanda Padovani sugere em um dos seus posts no Instagram o uso de sachês/cápsulas de probióticos, glutamina, biomassa/farinha de banana verde, batata yacon, kefir... são boas opções a serem incluídas na dieta das mães.

Quando a Lara ficava com a barriga inchada fazíamos duas massagens que o Osteopata (não lembro o nome) ensinou.

Pé de gatinho:
Imitando os pés do gatinhos, fazendo leve pressão do estômago em direção a barriga.



Pressão no abdômen:
Uma leve pressão no estômago do bebê e ao mesmo tempo levantar as perninhas para pressionar o abdômen.


Além desses dois exercícios, fazíamos também a famosa bicicletinha.

Era só fazer os três exercícios e esperar alguns minutos. Depois já vinha os gases e o cocô. Com isso, vinha o alívio para todos. Bebê calminho para dormir e descanso para os pais.

Além disso, na hora de dormir colocávamos Almofada Térmica na barriga da Lara, por cima da roupa. Lembro uma vez que o marido esqueceu no forno e queimou. Em Joinville encontra na Botica do Valle.

Para as cólicas tem outras estratégias para minimizar a cólica, como:
  • Fazer massagem circular na região do abdômen;
  • Colocar compressa morna; 
  • Banho morno;
  • Deixar o bebê de bruços no colo.
Outra opção para o alívio das cólicas é o Colic calc, ele é um fitoterápico que contém nove ingredientes naturais com propriedades de alívio para as cólicas do bebê. É considerado seguro e livre de corantes e sem efeitos colaterais. A notícia ruim que é vendido nos EUA em qualquer farmácia, e no Brasil somente por importação, em sites especializados. É uma opção de compra durante a gravidez para os momentos de sufoco.

A pediatra Dra Kelly Oliveira considera o mais seguro para ser utilizado pelos bebês.

Se alguém tiver mais alguma dica, compartilha!

Abraços,
Tatiane


Leia Mais ››

Quarto Inspirado no Método Montessori

sábado, 27 de agosto de 2016
postado por Natuiris

Adotamos parcialmente o Método Montessori para o quarto da Lara.

Quando estava grávida coloquei no post Quarto Montessoriano meu desejo e algumas inspirações para o quarto dela.

A Lara dormiu os primeiros três meses no Mini Berço Sleeper no nosso quarto. Após houve a tentativa de adaptá-la no quarto dela, mas mudamos de opinião. Adotamos a Cama Compartilhada e a Criação com Apego de acordo com o pediatra Carlos Gonzalez. Mesmo ela dormindo com a gente a noite montamos o quarto inspirando no Método Montessoriano. Após 11 meses do nascimento da Lara concluímos o quartinho com muito amor.

Não é um quarto de brincar, ela brinca em todos os lugares da casa, onde estamos, ela está também. Participa dos eventos da casa. Não queríamos (na verdade eu) um quarto tradicional.


Foto Sabrina Besen (11 meses)
Vamos aos detalhes?

  • "Cama no chão"

A cama no chão optamos por um marceneiro, pai de uma amiga do trabalho. Ele mesmo não entendendo muito bem esse método Montessori, viu o projeto do meu marido e reproduziu. Chapa de madeira de 18 mm branco e simples.



Projeto para colchão 70X130cm (a cama foi feita em outra posição conforme a foto acima) 
Foto Sabrina Besen (11 meses)
As almofadas encomendamos sob medida na loja Promacal em Joinville.

Fica a pergunta: Ela dorme nesta cama?
Algumas sonecas e uso como trocador. Adotamos a cama compartilhada, os detalhes no post Cama Compartilhada e a Criação com Apego.

Ela brinca bastante em cima da cama e fica passando as mãos nos adesivos. Falando em adesivos, compramos na loja Elitize o Adesivo de Parede Árvore da Floresta. Ótima qualidade, recomendamos.

O quadro da Oração do Santo Anjo foi presente da nossa comadre Raquel, somos padrinhos da filha dela, a Sophia. Ela comprou na loja Rustike Baby. É feito com muito capricho.



  • Nichos ou estantes baixas
O nicho foi feito pelo mesmo marceneiro que que fez a base da cama no chão. O comprimento é de 150 cm.

11 meses
10 meses

Recomendamos esses nichos, ótimo organizador, também contribui para o bebê ficar em pé, se alongar e dar os primeiros passos. São 4 espaços, então são 4 brinquedos. Os demais brinquedos, guardamos tudo em um local que ela não tem acesso. Uma vez por semana ou a cada 10 dias trocamos os brinquedos. Um dos brinquedos é uma cestinha com mordedores e peças pequenas.


  • Estante de livros
Desde cedo vamos estimular a leitura. Compramos a estante de 50 cm na Etna. O Tapete de crochê minha mãe que fez. Se alguém quiser ela faz sob encomenda e posta via correio.

Foto Sabrina Besen (11 meses)
  • Tapete
Pensamos em comprar o tapete E.V.A, mas vimos alguns comentários falando que o material é tóxico, proibido em alguns países, além disso, ele é montado, o bebê tira os pedaços e vai para a boca. Não sabemos até que ponto é tóxico. Queríamos um tapete inteiro sem emendas. Na dúvida resolvi investimos em outro tipo de tapete. Compramos o tapete importado Eco Proby Fun Animal (tamanho G 1,50X2,30X1,2cm) na loja online Daskom.


Foto Sabrina Besen (9 meses)
Foto Sabrina Besen

Gostamos da estampa, composta por montanhas, lagos e animais. Dupla face, material Polietileno, textura plástica e leve (1,5kg). Quando recebemos, achamos super leve e frágil. Em poucos dias apareceu o primeiro buraco, realmente muito frágil.



Enfim, o tapete é lindo, as crianças e os adultos adoram, fácil de limpar, porém muito frágil pelo preço cobrado. Não recomendamos.


  • Espelho e barra

Tentamos colocar um espelho acrílico indicado para quarto Montessoriano, porém, a visão dele ficou igual um espelho mágico. Devolvemos para a empresa e ela devolveu o dinheiro. Colocamos um espelho normal (90X60cm) colado na moldura, evitando voar estilhaço caso quebrar. A barra é suporte de cortina normal, baratinho. A altura do chão é de 38 cm.


Com 4 meses
Foto Sabrina Besen (9 meses)

Foto Sabrina Besen (11 meses)

Está na hora de levantar o espelho.

A Lara ama se olhar no espelho, ela brinca um pouco e de vez quando fica se olhando, isso desde o 4° mês. Deixamos ela brincando de frente para o espelho. Ótimo investimento, realmente vale a pena.


Visão geral do quarto: 


Atrás da porta colocamos o adesivo da girafa  régua de crescimento, adesivo bem simples, baixa qualidade. O ofurô da Lara virou cesto de roupa suja.

Armário e cômoda compramos na loja Florata de Rio Negrinho - SC, demora uma eternidade para sair o cheiro (cerca de 2 meses), qualidade mediana.

O mini berço da Lara colocamos no cantinho, ficou como caminha para as bonecas dela.

Se alguém quiser mais detalhes de algum item que deixei de comentar deixa um comentário abaixo.

Não podemos de deixar de agradecer ao vovô (Monteiro) da Lara. O quarto foi presente dele.


Abraços.

Fotos Sabrina Besen
http://sabrinabesen.com.br/site/

Leia Mais ››

Criação com apego: Cama compartilhada

sábado, 30 de julho de 2016
postado por Natuiris

Antes da Lara nascer eu criticava os pais que deixavam o bebê dormir no mesmo quarto ou cama. Achava que após os 2/3 meses o bebê deveria ser migrado para o quarto dele. Eu mordi a minha língua. Mudei de opinião e o marido também. Mesmo querendo ela perto da gente, tentamos seguir o que o pediatra, obstetra e os outros queriam, tirar o bebê no quarto do casal para não "estragar" o casamento.

Uma semana antes da Lara completar 3 meses, tentei mudar ela de quarto, indo contra a vontade que estava no meu coração. Na verdade, eu mudei junto com ela. Comprei um colchão de solteiro e coloquei no lado da cama dela no chão (quarto inspirado no Método Montessori). Ninguém dormiu feliz, nem eu, nem a Lara e nem o marido. Foi um desastre total. Eu chorei, Lara também e o marido triste que acabava vindo várias vezes no meio da noite me ajudar com o chororô da Lara. Neste momento sim, havia a separação do casal, da família. Teve um dia que me cansei e voltamos para o quarto de casal, da família. Todos dormiram felizes e com amor. Foda-se a opinião dos outros.

Compartilho o texto lindo da pediatra Carlos González:

"Há cerca de 10 mil anos atrás os bebês dormiam junto a mãe ou sobre ela, pois não existiam berços, nem camas. Para sobreviver na hora de maior vulnerabilidade a tribo inteira ficava próxima. Até hoje temos o hábito de dormirmos juntos e quando viaja um parceiro muitos não conseguem pegar no sono. Muitas mães quando o marido não está dormem com os filhos. Então se temos este mesmo comportamento por que esperamos que bebês saibam dormir sozinhos durante a noite toda desde tão cedo?

Imagine um bebê dormindo sozinho em uma tribo por um período de 8 horas seguidas, com certeza ele não teria sobrevivido por mais de 1 hora. Se as crianças que dormiam à noite toda sozinhas existiam elas não sobreviveram e por isto a seleção natural fez com que permanecessem os chorões. Um mecanismo para que o bebê permanecesse em contato contínuo com um adulto durante o sono teve que existir e este mecanismo é duplo. A mãe também deseja estar com seu filho, por isto muitas mães acordam durante a noite ouvindo o choro do bebê, mesmo quando ele está em silêncio. Por este motivo também a criança não consegue dormir sozinha em um berço em outro quarto, é uma questão de sobrevivência para ela que não tem ainda a capacidade de saber que os pais estão no quarto ao lado ou à quilômetros, só terão está capacidade aos 3 anos de idade.


Infelizmente fazer o bebê dormir a noite toda sozinho é o grande objetivo de muitos livros e da Puericultura atual! Não se esqueçam que para um animal o sono é um momento de perigo e vulnerabilidade e nós somos mamíferos. A nossa genética mantem-nos despertos quando nos sentimos ameaçados e só dormimos a noite toda quando nos sentimos seguros. Os nossos filhos estão geneticamente programados para acordar periodicamente, pois herdaram os genes dos sobreviventes. 


Os primeiros anos passam tão rápido! Não vamos exigir coisas à nossas crianças simplesmente por um maior conforto nosso e sem pensar neles!"



Lara com  6 meses

Nosso problema foi resolvido com um berço usado que já passou por 2 bebês, tiramos a grade lateral, amarramos na nossa cama com corda e pronto!


No dia que estávamos montando o berço, a Lara estava numa felicidade, parecia que sabia o que estava acontecendo. Ela tinha apenas 3 meses. Olha o sorriso dela quando colocamos ela no berço novo.




Olha o mini berço que pequeno, sobre ele tem um post Aqui.


Todas as noites antes de dormir ela faz a festa se segurando na grade, ela sabe que ali é o cantinho dela.



Ela não dorme no meio da gente, ela respeita a linha rs. Ela tem a cama no chão no quarto dela, lá é para as sonecas durante o dia, quando dorme sozinha. Ela só dorme na cama compartilhada com alguém junto por questões de segurança, é obvio.



Lara com 11 meses, foto Sabrina Besen

Estou preparando um post sobre o quarto inspirado no Método Montessori da Lara. Quem sabe mês que vem consigo postar. 

Hoje ela tem um ano e mama de 2 a 3 vezes a noite. Não seria possível continuar com a amamentação em Livre Demanda no outro quarto. Ela se mexe procurando o peito, eu sento na cama (a cabeceira da cama é fofinha, apoio um travesseiro nas costas), ela mama em 5 minutos, arrota e já quer se jogar para o "quadrado" dela. Eu volto dormir sem sair da cama. As mamães que amamentam entendem muito bem do que eu estou falando e com certeza, me apoiam 100%. Muito fácil falar quem está de fora, só passando por essa fase para entender. 

Até quando? Não sei, saberemos quando chegar a hora. Mas será depois do desmame. Por mim, ela pode mamar até quando ela quiser e até quando eu tiver forças. Desde que ela nasceu, eu não sei o que é dormir uma noite inteira. Trabalho de 8,5 a 9,5 horas por dia, jornada longa e a noite é segundo tempo. Me adaptei a nova rotina. Não sinto sono durante o dia, acordo bem. Não ficando doente, pode mamar 2 a 3 vezes por noite que a mamãe nem se importa rs. 

Ando meio ausente, mas é por conta da nova rotina. Um abraço a todos.

Leia Mais ››

Bomba Elétrica Tira Leite Medela Swing

sexta-feira, 17 de junho de 2016
postado por Natuiris

Hoje trago uma dica para as futuras mamães que é um diferencial na amamentação da Lara. Conforme falei no post "Preparação para amamentação durante a gestação" fiz a aquisição da bomba tira leite Medela Swing. Graças a essa aquisição não tive problemas com a amamentação e ainda deixo o meu leite na Escolinha, sem a necessidade de adicionar o leite artificial. Consigo oferecer o melhor alimento do mundo em livre demanda, mesmo à distância. Meu amor em forma de líquido fica lá na Escolinha a disposição da Lara. Melhor de tudo, é de graça.

É um investimento alto, mas vale cada centavo. Na minha opinião vale muito mais a pena investir em uma bomba tira leite do que um carrinho de passeio. Itens como carrinho de passeio, bebê conforto, berço pode comprar usado. Inclusive também pode comprar essa bomba tira leite Medela Swing usada, sempre tem anúncio dela no OLX. Durante a gestação pode ir acompanhando os anúncios. Reforçando, é a minha opinião e essa dica é para as futuras mamães que realmente querem amamentar. Eu comprei a bomba tira leite Medela Swing nova no OLX por R$ 750,00 (março/2015), o anunciante trouxe duas dos EUA e vendeu uma.


As peças que compõem a bomba:

02 frascos para coleta do leite materno
01 acoplador
01 mangueira
01 fonte elétrica
01 bolsa para transporte

Essa bomba é para a retirada do leite de uma mama de cada vez, acho que nem vale comprar a dupla. Importante: BPA-FREE.

Essa marca Medela contém a tecnologia  2-Phase Expression, que simula o ritmo de sucção do bebê,  realizando o bombeamento mais rápido na primeira fase, estímulo do leite materno e mais lento na segunda fase, na extração do leite materno. Não causa lesão na mama, não dói, super tranquilo, eu garanto rs. Eu uso há 11 meses praticamente todos os dias. No começo usava para retirar o excesso do leite e doado para o Banco de Leite, essa doação foi até os 6 meses e voltei a doar novamente com 10 meses. Por volta dos 3 meses utilizei bastante para a estimulação da produção, tive a sensação que o leite ia secar. Logo em seguida a produção voltou com tudo. Depois dos 6 meses, mantenho o estoque para a Lara na Escolinha.

A pressão da Bomba Medela Swing é de 100 mmgh na primeira fase (rápida - estímulo) e 150 mmgh da segunda fase (lenta - extração). O máximo de pressão recomendado para extração do leite materno é de 250 mmgh, equipamentos que possuem pressão acima deste padrão podem causar lesões nas mamas. Eu utilizo a pressão mediana, aumento no botão de + (mais) assim que inicia a primeira fase. Eu levo cerca de 15 minutos para realizar a ordenha nas duas mamas com uma quantidade média de 150 ml por ordenha (somando as duas mamas).

O único problema dessa Bomba Medela Swing (pelo menos a que eu comprei) é a voltagem que é 110v, neste caso eu utilizo pilha. São 4 por vez e dura de 7 a 10 dias dependendo da qualidade da bateria, é claro. Vi tem que tem para vender a fonte 220v por R$ 180,00.

Montagem simples e prática para o transporte.

Assistência Técnica:
Uma informação muito importante, no momento do desespero precisamos do conserto e que seja rápido. Eu indico o Eduardo Júnior, ela presta assistência para o Cantinho da Mamãe, contato: (011) 5677-7988 / (11) 8166-8610.
Para quem mora em outra cidade ou estado como eu, pode enviar via Sedex, ele faz o conserto no mesmo dia e envia de volta via Sedex. Claro, tem um custo a mais de transporte.

Peças Avulsas:

Eu precisei comprar uma mangueira extra após 10 meses de uso, entrou sujeira e não consegui tirar, na dúvida comprei uma nova mangueira afim de evitar qualquer contaminação do leite. Comprei no Leite do Bebê & Cia por R$ 45,00 + frete.

Para a aquisição de peças avulsas, indico dois lugares:

Cantinho da Mamãe
Rua: Otavio Tarquínio de Souza, 1.222
Campo Belo / São Paulo - SP
(11) 2348-4444

Leite do Bebê & Cia 
Rua: Rangel Pestana nº1150
Vila Virginia / Ribeirão Preto- SP 
(16) 3043-7818 


Locação:
Para quem quer locar a bomba Medela Swing, a Pump Style e a Mini Electric na região de Joinville e Jaraguá do Sul – SC indico a empresa BeLeite (www.beleiteamamentacao.com.br), contato: Marcelo.

Alguns vídeos sobre bomba Medela Swing:






Alguns registros das minhas ordenhas:


Se alguém conhece outros estabelecimentos de venda, assistência técnica e locação de qualquer região do Brasil, me avisa, que incluo no post. Objetivo é a informação, aumentar o número de bebês amamentado por mais tempo e sem sofrimento para a mamãe.

Eu super indico a bomba tira leite Medela Swing. Testado e aprovado.

Leia Mais ››

Aleitamento Materno Exclusivo até os seis meses

quinta-feira, 26 de maio de 2016
postado por Natuiris

Eu e a Lara conseguimos o Aleitamento Materno Exclusivo até os seis meses de idade dela conforme a orientação da OMS (Organização Mundial da Saúde). 

Nesse post vou falar somente da minha experiência com a amamentação até os 6 meses da Lara. No futuro farei outros posts falando dos próximos meses/anos.

Sempre digo, além da preparação para o parto, considero a amamentação um desafio ainda maior. Claro, para as mães que realmente querem amamentar, que lutam até o fim para oferecer todo seu amor ao bebê em forma de líquido.

Eu não tive problemas com a amamentação. 100% de sucesso até aqui, não sei o que dor, absolutamente nada. Só alegria, eu amo amamentar. Essa ótima experiência com a amamentação é fruto da minha preparação durante a gestação. Contratei uma consultora em Aleitamento Materno quando estava grávida de 4 meses (março/2015). Investimento de R$ 150,00 por uma hora de consulta online, via Skype. Os detalhes estão nesse post "Preparação para amamentação durante a gestação".


Foto by Suélyn. Lara com 20 dias.
Meu conselho para quem realmente deseja amamentar: Leia, pesquise, estude tudo sobre amamentação durante a gravidez.

Sugestão para o enxoval:




Eu comprei essa bomba elétrica Medela Swing nova no OLX. Valor investido R$ 750,00. Caro, mas ela se pagou umas mil vezes desse valor pago. Eu não conheço outras bombas de ordenha, só sei dizer que esse modelo é muito bom. Recomendo!

  • Livro "Manual Prático de Aleitamento Materno" do pediatra Carlos González 


Esse livro é vendido na Editora Timo, hoje custa R$ 60,00. Ótimo presente para uma gestante. Fica a dica de ouro!


No meu plano de parto coloquei que queria que a Lara viesse diretamente para meu colo e que a amamentação fosse na primeira hora. Esse ponto houve respeito e consegui até a pega correta com a ajuda da doula.


Eu amo essa foto, momento mais esperado durante a gravidez.
O leite (colostro) desceu na hora do parto. No segundo dia, eu levei um susto quando vi os peitos o dobro do tamanho, foi muito rápido. Fiquei assustada com o tamanho, sutiã tamanho 50, eu usava tamanho 44 rs. Entrei no hospital segunda de madrugada para o parto e só recebemos alta na quinta a tarde. Fiquei com medo no último dia do peito empedrar, estava muito cheio. Eu amamentava a Lara de hora em hora. Para aliviar os peitos e para ela não perder tanto peso. É normal o bebê perder em média 10% do peso logo após o nascimento. Lara nasceu com 2.460 kg e baixou para 2.320 kg. Nos dias seguintes ela recuperou bem rápido o peso. Lembro que nos primeiros 2 meses ela engordou em média 45 gramas por dia. Bochechas gigantes rsrs.




Ainda tem gente que fala da existência do leite fraco, a mamãe precisa de orientação de profissional capacitado. 


Logo que cheguei em casa fui testar a bomba elétrica Medela Swing. A ordenha deu um alívio tão grande (risos). Com ingurgitamento eu tentava esvaziar o peito através da amamentação livre demanda e/ou fazia a ordenha manual com bomba, várias vezes ao dia. Quanto mais tirava o leite, mais era produzido, mas é recomendável sempre extrair leite quando é necessário. Os primeiros leites ordenhados joguei fora, fiquei com medo de não ter feito com a higienização correta. Como eu tinha muito leite, parecia uma torneira e a Lara não dava conta de engolir, sempre fazia uma pequena ordenha antes e após amamentava ela, senão ela se afogava. Resolvemos ir no Banco de Leite para ver sobre a doação de leite. Lá elas ensinaram a fazer a massagem, fizeram uma ordenha na hora e me deram vidros para armazenar o leite para a doação. Também fizeram a coleta de sangue e analisaram meus exames do pré natal para ver se eu era apta para a doação de leite. Com muita alegria sou doadora de leite materno (até hoje).

Por volta dos 3 meses tive a sensação que a produção do leite diminuiu consideravelmente e fiquei com muito medo do leite secar. Então fazia a ordenha com a bomba elétrica Medela Swing várias vezes ao dia entre as mamadas para estimular a produção do leite. Em uma semana voltou com tudo e manteve estável a produção de leite materno para a Lara e para a doação. Ufa! Tomei e ainda tomo o Chá da Mamãe da Weleda, algumas vezes por semana, deu resultado.



Fui firme e forte com o Aleitamento Materno EXCLUSIVO até os 6 meses e 3 dias. Ficava igual uma fera ao redor da minha cria para ninguém oferecer qualquer alimento a ela. É complicado, ainda são poucas pessoas e profissionais da saúde atualizados quanto a recomendação da OMS sobre a amamentação exclusiva até os seis meses de idade. Explicar que não precisa de água e nem de chá é mais complicado ainda. O entendimento do que significa a palavra Exclusivo... deixa pra lá. Por isso, eu estava ali de plantão do lado da minha cria rs. Não mexe que eu avanço como uma mamãe leoa.

Como disse acima, a Lara nasceu com 2460 kg e como 6 meses estava com 7520 kg. Engordou em média 27 gramas por dia e cresceu 21 cm. Perfeito!

O diferencial é fazer o bebê chegar no leite posterior, o leite gordo. Aós 10 meses a Lara mama um peito por vez, vai até a última gota do leite bem gordinho. A minha produção de leite é alta. Cada mãe tem que seguir seus instintos e observar se o seu bebê está mamando o leite gordo e se há necessidade da segunda mama. A consultora de amamentação disse que sempre deve oferecer o segundo peito.



O maior segredo do sucesso da amamentação é a livre demanda. Ainda hoje, e inclusive, o banco de leite dá a orientação de amamentar a cada 3 horas de 30 a 40 minutos. Piada! Eu pergunto: "Todos os bebês foram programados para isso?" A Lara sempre mamou rápido, no máximo 15 minutos e logo solta o peito. Nem amarrando ela no peito iria ficar de 30 a 40 minutos. Poucas vezes ela mamou com intervalo de 3 horas. Em média de 2 horas, era o momento "teta". Nunca calculei, nem programei e muito menos olhei para o relógio. Eu e ela seguíamos o nosso extinto. Deixa a natureza agir. Pitacos? Faz de conta que escuta para não perder a amizade rs


Quanto a amamentação noturna, era a cada 3 horas em média. Teve algumas noites a cada 4 horas, outras de hora em hora. Sem regras, acordou, resmungou: teta. Tentava dar tapinhas na bundinha para voltar a dormir, as vezes voltava a dormir e as vezes não. Era fome, sede, saudades...

Tenho acompanhamento trimestral de uma nutricionista atualizada Dr. Fernanda Neckel, ela me passou as seguintes orientações por volta dos 3 meses, quando achei que o leite ia secar:

Além da alimentação da lactante e das ''manobras'' na amamentação, incluindo a pegada correta e a livre oferta ao bebê, os fitoterápicos funcho e erva doce apresentam efeito galactogênico, ou seja, você poderá fazer uso de ambos em infusão, em torno de 2 a 3 xícaras/dia, porém observe se a Lara terá cólica intestinal. Uma estratégia legal é ofertar mais leite na parte da noite, depois das 18h00, pois a noite há um pico na produção da prolactina. Pode observar que a noite você acaba produzindo mais leite. A prolactina atua na produção do leite, porém a ocitocina que regula a ejeção do leite, e para ter a produção desse hormônio é fundamental a lactante estar calma, qualquer alteração no seu humor poderá diminuir a liberação do leite. Quanto a dieta, tente sempre incluir mais frutas e vegetais ao longo do dia, evite ficar com muita fome, pois isso reflete na produção de leite, por isso coma a cada 2-3 horas. Sempre tente incluir carboidrato + proteína + gordura, lembre-se, a energia que você manda para o bebê provém do que você come, sendo que nessa fase você gasta muito mais energia.

A orientação dela foi perfeito para mim. Deu certo.

Outra dica importante da Cristina Cairo citado no seu livro Linguagem do Corpo, a cura pelo amor:

A criança precisa de total atenção e paz no ambiente na hora da mamada. Ela precisa se sentir segura e protegida nos braços da mãe para conseguir desenvolver a concentração e a direção em seu cérebro. A mãe precisa se isolar com sua criança e permanecer olhando nos olhos do seu filho enquanto ele mama. O olhar da mãe, ou da mulher que o alimenta nessa fase, é a mais importante do que a própria mamada. O cérebro e o coração da criança sentem segurança, proteção que é desejada, amada e confortada, através do olhar da mãe.

Lindo! Simplesmente amor. 

Ah! Aqui foi zero chupeta e mamadeira, dizem que há confusão de bicos. Não deixei dar a chupeta e quando deram (marido) ela não aceitou, fiquei feliz da vida haha. 

Abaixo deixo uma lista de alguns artigos científicos e manuais referentes a amamentação e o aumento da produção do leite (galactogênese): 

Uso de galactogogos no manejo da amamentação revisão integrativa da literatura:

Lactação insuficiente: uma proposta de atuação do enfermeiro:

Mitos e crenças sobre o aleitamento materno:

Problemas comuns na lactação e seu manejo:

Como ajudar as mães a amamentar: 

Manual de aleitamento materno: 

Com esse post espero ajudar as outras mamães e incentivar as gestantes se preparar para a amamentação. Dúvidas, sugestões deixe um comentário.


Abraços


Leia Mais ››

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...